Rugby
Diz a “lenda” que, em 1823, durante uma partida de futebol na cidade inglesa de nome Rugby, o estudante William Webb Ellis, irritou-se com a monotonia do jogo, agarrou a bola com as mãos e atravessou o campo em direção ao gol adversário. Seus colegas, irados, tentaram impedir seu avanço de todas as maneiras possíveis. Essa é a versão mais aceita para a origem do esporte, tanto que a Copa do Mundo de Rugby leva o nome de Webb Ellis em sua homenagem – The Webb Ellis Cup.
Há ainda outras versões sobre a origem do rugby. Alguns acreditam que o esporte surgiu a partir de jogos realizados na antiga Roma e Grécia, como o “Harpastum” e o “Episkyros”, respectivamente.
De um jeito ou de outro, o rugby e a Inglaterra estão intimamente ligados. Em 1871 foi fundada, em Londres, a Rugby Union. Não demorou para que o esporte chegasse à Escócia e Irlanda e rapidamente se difundisse por toda a Europa.
Do continente europeu para o resto do mundo foi apenas uma questão de tempo. Em 1886 foi criada a International Rugby Football Board (desde 1998 a entidade passou a se chamar apenas IRB – International Rugby Board).
A primeira Copa do Mundo de Rugby foi disputada apenas em 1987 e reuniram 16 seleções – a Nova Zelândia foi a grande campeã. Atualmente o torneio é disputado de quatro em quatro anos por 20 países. As seleções são divididas em quatro grupos de cinco, sendo que as duas melhores classificam-se para as quartas-de-final.
Campo
O campo de rugby tem um formato retangular com comprimento e largura máximos de 144 e 70 metros, respectivamente. Preferencialmente o campo deve ser de grama natural – não é permitido o jogo em superfície dura como asfalto ou concreto.
A linha de meio de campo separa os dois lados. Além desta existem outras quatro linhas no campo – uma de 10 e uma de 22 metros em cada lado. Os postes ficam na in-goal area e têm o formato da letra H, com travessão de 3 metros de altura em relação ao sol e traves verticais distantes entre si