ENSINO DO RUGBY NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES - IEFES
Educação Física no Ensino Fundamental e Médio
Professor: Leandro Masuda
Aluno: Ranouver Xavier Pereira O ENSIDO DO RUGBY NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
RESUMO:
O Rugby é um jogo em que duas equipes lutam pela posse de bola, respeitando as leis do jogo e o espírito de Fair Play, procurando marcar pontos. Cada equipe tem como objetivo alcançar a linha de meta da equipe adversária, exercendo pressão de várias formas: em contato, em confronto, evasão do espaço com a posse de bola e etc.
O ensino do rugby nas aulas de educação física escolar é altamente importante porque visa uma formação através do esporte, ensina conceitos morais e éticos que estão contidos no ensino desta modalidade. É preciso permitir a todos os alunos, uma metodologia diferente, uma metodologia de inclusão, uma competição pedagógica que destaca os conceitos de cooperação e socialização, onde todos se sintam vencedores.
Diferente da maioria dos esportes coletivos, o rugby apresenta uma especificidade própria, o contato físico. O contato físico é fundamental para a prática da modalidade, porém se deve trabalhar que muita segurança e conhecimento sobre o assunto, ou seja, a educação física na escola em sua grande maioria vai se limitar a pisos duros, então iremos adotar a metodologia do "Tag Rugby”, uma metodologia simples e fácil de trabalhar em pisos duros. A principal dificuldade é o desconhecimento dos professores sobre modalidade e até o interesse dos mesmos em querer diversificar suas aulas, um ponto chave na aplicação do Rugby. No entendo uma capacitação simples e um conhecimento básico do esporte pode ser a solução desse problema.
O ato motor está definitivamente condicionado pela personalidade do jovem, no plano motor, afetivo e cognitivo. A criança que tem receio da forma e intensidade do contato encontra-se bloqueado tanto no plano