Profuncionário - Direito administrativo
PRATIQUES
1. No cotidiano de nossas vidas, deparamo-nos com a existência de diversas normas, escritas ou não. Reflita, relacionando em seu memorial, qual desses tipos de normas são para você mais importantes. Justifique.
2. Pesquise e destaque, na Constituição Federal, outros exemplos de incoerência entre a norma escrita e a realidade do cotidiano. Veja, por exemplo, as leis que tratam do salário mínimo ou de outros direitos dos trabalhadores, dos princípios da educação, dos deveres do Estado para com a educação e com a seguridade social, etc. Registre suas conclusões em seu memorial.
3. Em sua opinião, qual o papel da mídia no estímulo ao consumo? Você, hoje, sente algumas necessidades que não tinha há alguns anos? Quais? Registre em seu memorial.
4. Aprendemos que as mudanças no modo de produção de uma determinada sociedade provocam alterações em todos os aspectos das relações sociais. Pesquise em livros de história e responda: que implicações a Revolução Industrial trouxe para a ampliação do acesso a educação?
5. Pesquisar – Procure em uma locadora de vídeo de sua cidade o filme Tempo Modernos, de Charles Chaplin, popularmente conhecido como Carlitos. Esse filme, mostra de forma bastante irônica a esquizofrenia da mecanização do trabalho. Assista e debata com os seus colegas de curso ou de trabalho a seguinte questão: os funcionários da educação e os professores de sua escola têm tido oportunidade de participar da elaboração do projeto político pedagógico ou serão apenas meros executores de algo que não conceberam? Registre a discussão em seu memorial.
6. Em sua opinião, como a educação pode contribuir para que tenhamos uma sociedade mais cidadão? Como a escola onde você trabalha pode desenvolver em cada um dos estudantes e educadores sua responsabilidade de cidadãos? Registre sua opinião no memorial.
7. Leia os artigos 5º, 6º e 7º da Constituição Federal de 1988. Destaque e debata com