Ensino de Produção textual
Segundo o autor, a linguagem tem papel principal na sociedade, não apenas mediando interações, mais construindo sistema social, histórico e cultural. Por meio da linguagem que as praticas sociais são regularizadas, reproduzida e legitimadas.
O ensino/aprendizagem de produção de texto busca compreender como a sociedade e a linguagem estabelecem relação, e essa relação são fundamentais para compreender o desenvolvimento das praticas de ensino em vários espaços sócias de letramento.
O autor comenta sobre o reconhecimento de praticas didático, direcionando a língua portuguesa a diferentes caminhos conceituais e metodológicos. A: a abordagem da escrita como processo retórico gramatical, que se preocupa com a centralização na estrutura e correção lexical e da gramática. B: A abordagem como processo textual, seu objetivo é a compreensão de mecanismos de coerência e coesão textual. C: a abordagem da escrita como processo cognitivo, a explicação do texto resulta de mecanismos físico e neurolinguisticos, que é ativado pelo sujeito-escritor na situação de produção. D: A abordagem da escrita como pratica social, procura relacionar a linguagem e suas diferentes manifestações psicossociais.
O autor comenta sobre a abordagem retórica-logica que se apresenta aliado a uma concepção de linguagem, o qual a única preocupação é a correção e normatividade dos recursos lexicais e gramaticais.
A prática retórica-logica exclui a possibilidade de diálogo entre o escritor e a situação, descontextualizando a escrita impedindo a esquemas mecânicos e autônomos de escolarização da produção de textos.
O ensino