Ensino de Linguas Estrangeiras
Carlos Eduardo Ribeiro Pugliezi.
Línguas estrangeiras, internet, aprendizagem.
Introdução
Com o avanço dos processos de internacionalização, torna-se cada vez mais necessário o conhecimento e fluência em línguas estrangeiras. Tal necessidade se verifica nos diversos setores de atividade da sociedade. Nesse cenário, observamos que o campo de estudos relacionado ao ensino/aprendizagem de línguas ocupa um novo espaço, ganhando novas configurações, o que, de certa forma, exige (1) rever práticas pedagógicas, (2) aprofundar teorias e (3) incluir “novos” recursos tecnológicos, já tão presentes em nosso cotidiano. “Com a constatação do advento da internet, do acesso dinâmico às informações e ao conhecimento em bancos de dados virtuais, da rápida propagação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo e, sobretudo, em nosso país, constatamos que a relevância das novas tecnologias em contextos educativos é inquestionável. Dessa forma, não podemos nos privar do dever de refletir sobre ações pedagógicas que almejem incluir nossos alunos em uma realidade social cujas práticas se tornam cada vez mais tecnologizadas”. (GARCIA, NORTE, MESSIAS, 2012)
Objetivos
Identificar recursos disponíveis na internet que podem ser utilizados para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
Contribuir para o estudo do processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras por meio de recursos tecnológicos.
Estimular a autonomia, a independência e o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre o uso das tecnologias no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras.
Material e Métodos Para o desenvolvimento desta investigação, utilizamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e exploratória: leitura e fichamento das obras; levantamento, seleção, observação e análise dos materiais disponíveis na internet. Nesta pesquisa, o objetivo da relação pesquisador e aluno não é só informar/orientar, mas produzir