Conceitos de Budget e Forecast-2
Budget
Budget é um termo já muito usado também nos países de língua portuguesa. Significa orçamento. Tipicamente refere-se a uma relação de receitas e despesas previstas num plano de contas, com abrangência anual.
O Budget ou Orçamento Anual, quase como um ritual, é elaborado regularmente nas proximidades do fim de cada ano. Na maioria absoluta das grandes empresas. Na totalidade das empresas “coletivas” (com vários “donos”). Em algumas pequenas empresas e em raras micro-empresas.
O Budget é ainda muito visto, entendido e considerado como um mero planejamento financeiro sobre receitas e despesas previsíveis. Muito comumente, atribuído apenas à Contabilidade ou à Controladoria. Na maioria absoluta das micro-empresas. Em algumas pequenas empresas. Raras vezes nas grandes empresas.
Como fazer
Relacione as despesas e receitas. As previsíveis e as planejadas.
O “horizonte” usual é um ano.
A participação da Contabilidade ou da Controladoria é imprescindível. Ninguém domina melhor as receitas e despesas usuais e previsíveis. Incluindo suas variações ao logo do tempo, mês a mês. Nas grandes empresas
Consolide e incorpore Análises Custo-Benefício no seu Budget. Apresente o seu “Plano de Negócios Anual”. É o mesmo conceito do Plano de Negócios “tradicional” que mais comumente se faz para abrir um negócio novo, uma empresa. Expõem as novas “idéias”, os argumentos, as justificativas – convence. Mostrar o caminho, as metas, os objetivos. Mostra as soluções, as novidades, o vigor do negócio, da empresa.
Utilização:
Ainda é comum ver-se as “correrias” de fim de ano. E, não raro, o motivo principal sendo o próprio “uso da verba”, porque se não usada até 31 de dezembro, “babau”... , e ainda o “histórico” também pode ser “prejudicado”...
Ou então perder uma ótima oportunidade porque a verba já foi gasta...
O importante aqui é ter em mente que o Budget ou Orçamento Anual é um “planejamento” - um “compromisso”. Deve ser