ensino de historia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DOCENTE: MARIA AUXILIADORA
PATRÍCIA LOPES DOS SANTOS
CÁCERES-MT
2014/2
Fichamento do texto: Historiografia e ensino de história: algumas reflexões sobre o ensino fundamental de Airton de Moraeíl.
A gênese deste trabalho, que tem como foco principal mapear se as novas abordagens historiográficas estão presentes na sala de aula e quais os possíveis efeitos destas na formação histórica dos alunos do Ensino Fundamental, surgiu durante a realização do estágio obrigatório do curso de graduação em História.(pg.9) Na referida parte do curso, pudemos constatar que várias das discussões acerca das novas abordagens historiográficas, realizadas durante a graduação em História, não estavam presentes nas salas de aula que observamos durante o estágio. Ou seja, alguns procedimentos presenciados contradiziam as novas questões discutidas no âmbito universitário há quase 20 anos. (pg.9-10)
[...] Intrigados por esta constatação, ainda durante o referido estágio, realizamos uma rápida pesquisa oral com alguns alunos da 6a série do Ensino Fundamental, visando identificar possíveis causas de tal comportamento. (pg.10)
Em linhas gerais, a grande totalidade do grupo questionado não via aplicação cotidiana para tal disciplina. Em outras palavras, não sabiam para que servia o estudo da História. A constatação destes fatos contribuiu de forma decisiva para que, no momento ulterior ao término da graduação, elaborássemos uma pesquisa que abarcasse de forma consistente o referido tema. (pg.10)
Para desenvolver este artigo optamos por uma discussão que englobará três frentes: na primeira delas, destacaremos algumas discussões presentes na literatura sobre o sentido do ensino de História [...], discutir sobre a atuação do professor de História em sala de aula. E, finalizando este primeiro momento, faremos de forma sucinta um breve apontamento sobre