ensino de ciências
INTERAÇÕES ENTRE FAUNA E FLORA: UMA ALIANÇA IMPORTANTE NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS:
(MARILISE KRÜGEL)
A dispersão é o transporte dos diásporos (frutos ou sementes) a partir da planta mãe até um novo local, através de vetores bióticos ou abióticos (ou seja, pelo vento, pela água ou por animais). Se algum tipo de ave ou animal faltar na mata ou na floresta esta ausência causará desiquilíbrio. A semente que o pássaro dispersor levará vai cair num lugar propicio e germinará e assim terá seu ciclo e então frutos.
O deslocamento da semente permite ela escapar da predação por insetos e por roedores. Os animais são os principais agentes transportadores durante as duas fases em que ocorre a dispersão de unidades reprodutivas. A araponga é um ave dispersora, em florestas tropicais cerca de 25 a 30% das aves incluem frutos e sementes em sua dieta.
Mas há algumas aves que não são boas dispersoras, por exemplo, o guácharo ele come frutos porem ele vive em caverna então as sementes que caem na caverna não podem dar frutos e nem mesmo nascer uma árvore.
ATIVIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Pode - se contar a história da araponga que come a semente e ela regurgita ou ela defeca no solo, e então essa semente cresce e assim nasce uma nova árvore e devemos cuidar das aves não mata - las, pois elas têm um papel muito importante no meio ambiente. É interessante contar a história de forma que as crianças entendam e então sugerir que façam o desenho da araponga e da semente e então depois da árvore. E depois da atividade pronta sugerir que cada uma conte a história do que aconteceu com a ave e com a semente que ela comeu.
ATIVIDADE PARA OS ANOS INICIAIS
Pode – se contar a história dos insetos polinizadores explicar a importância deles no meio ambiente, também contar a história da araponga e após solicitar para que façam uma história em quadrinhos e criem sua própria história. É possível também criar um espaço na escola para coletores para as