RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA
EMERSON ANTONIO DA SILVA
JEFERSON RAMOS SANTANA
JOSÉ DOS PASSOS LUCIO
ROGERIO OURIQUES
RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA SUMÁRIO
1. TEMA / OBJETO 01
2. JUSTIFICATIVA 02
3. OBJETIVOS 03
4. METODOLOGIA 04
5. CRONOGRAMA 05
6. REFERÊNCIAS 06
1. TEMA / OBJETO
Tal instrumento foi desenvolvido com a finalidade de esclarecer que Área Degradada é aquela que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica. Recuperação, por sua vez, é a reversão de uma condição degradada para uma condição não degradada, independentemente de seu estado original e de sua destinação futura.
Para reformulação foi realizada uma visita a campo onde foi identificada uma área de 1,0 há (um hectare) na localidade de Km – 37, município de Laguna/SC, na propriedade do Sr Antonio da Silva Alexandre, sendo extraído deste recurso mineral (saibro) o qual era utilizado na pavimentação de vias (duplicação da BR- 101).
Que esta era composta de cobertura vegetal nativa em estágio inicial de regeneração e parte em gramíneas (área de pastagem utilizada para criação de gado).
Ilustra: Área degradada pela extração de saibro na localidade de Km -37, município de Laguna/SC.
Apontar para tanto técnicas capazes de identificar métodos que venham a cessar ou minimizar fatores responsáveis pela alteração das propriedades físicas químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente afetam: I- a saúde a segurança e o bem estar da população; II – as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e IV- a qualidade dos recursos ambientais.
2. JUSTIFICATIVA
No mundo moderno no qual vivemos as