Ensino de Análise Combinatória com Mágica
Professora: Sabrina Helena Bonfim
Aluno: Odécio Junior Batista Martins
Projeto Aula
Título: Ensino de Análise Combinatória utilizando como recurso: Mágica e Resolução de Problemas
Duração: 4 aulas de 2 horas cada
Série: 2º Ano Ensino Médio
Pré-requisitos: Soma, Subtração, Multiplicação, Divisão.
Conteúdo: Princípio Aditivo, Princípio Multiplicativo, Arranjo com Repetição, Arranjo Simples, Combinação Simples, Combinação com Repetição, Permutação Simples, Permutação com Repetição.
Objetivo: Ensinar aos alunos a identificar problemas e resolvê-los.
Proposta Prática: Através de uma mágica e resolução de problema, induzir os alunos a criarem conceitos sobre Arranjo, Combinação e Permutação, facilitando na resolução de atividades.
Sequência Didática
1. Primeira aula
A proposta desse projeto é introduzir o conteúdo de modo diferente, uma maneira que os alunos busquem o conhecimento. Pensando assim de início vamos apresentar uma mágica dos Professores João Carlos Sampaio e Pedro Luiz Malagutti. O nome dá mágica é Amarelo, Azul ou Rosa.
Para realizar a mágica, inicialmente o mágico (professor) associa cada objeto a uma das três cores do título do truque, na falta desses objetos o professor pode levar cartões coloridos, um azul, um amarelo e um rosa. No nosso exemplo, vamos usar cartões que represente essas cores. Para facilitar, ao realizar a mágica, pode escolher um objeto feminino, um masculino e um objeto de uso comum, associando-os (mentalmente) as cores rosa, azul e amarelo, respectivamente.
O mágico (professor) chama três alunos voluntários e deixa os cartões em cima da mesa, vira-se de costa e pede para que cada um escolha um cartão e guarde no bolso, sem que ele veja. Após isso o mágico entrega uma ficha (cartões) para o primeiro, duas para o segundo e quatro para o terceiro.
Feito isso o mágico deixa em cima da mesa fichas (cartões) O número de fichas (ou palitos) a serem deixados sobre a mesa e exatamente