Tucano
Essa ave é famosa, pelo seu enorme bico. Sua beleza encanta crianças e adultos.
Seu bico intimida outros animais e atrai seu parceiro sexual.
Seu bico é leve, constituído de tecido ósseo esponjoso, sendo assim mantendo perfeito equilíbrio com o seu corpo.
Na chuva ele gosta de se banhar. Adora pular de árvore em árvore, para conseguir alimento e abrigo.
O tucano dorme numa posição curiosa: Ele eleva a cauda até cobrir a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim ele pode descansar o bico.
O gênero ramphastos compreende 41espécies diferentes que vivem nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil. Além da Amazônia e também floresta tropicais da América, incluindo o México.
Essas aves, se alimentam- se basicamente de frutos e semente e também de insetos e filhotes de outras aves, caso lhe faltem alimento, o tucano usa o seu bico, para capturar pequenos lagartos e lagartixas.
Como distinguir o macho, da fêmea: O bico do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido.
Os tucanos têm que tomar bastante sol, pois são sensíveis a umidade.
É muito difícil alimentar um tucano em cativeiro.
O Tucano tem dois dedos na frente e dois atrás, com isso facilita sua aderência. Usam o oco da árvores para reprodução, até mesmo ninhos abandonados de pica-pau.
O casal incubam em média 4 ovos que duram 16 dias. Os filhotes permanecem no ninho por 7 semanas. E são alimentos principalmente por sumos de frutos e insetos, que lhe são dados por seus pais. Os filhotes são geralmente criados nos buracos da árvores altas. Eles nascem cegos.
Tucano Domesticado.
É preciso planejamento, para adquirir um tucano. Pois além de lindos, dão um certo trabalho e gastos.
São animais inteligentes e curiosos e estão alerta a tudo. São facilmente treinados, aprendem truque como: rolar e pegar bolinhas. Eles gostam de uma coçadinha atrás de sua cabeça. Pode ser