Contenção Tucano
Contenção física
A contenção física é a abolição dos movimentos mecânicos, de modo que o animal fique suficientemente contido para permitir a realização dos procedimentos veterinários, como realizar exames clínicos, coleta de material para exames laboratoriais e vacinação. O fator mais importante é a segurança com que o procedimento é realizado, a contenção evita acidentes que podem causar lesões nos animais e a pessoa que o contem.
A contenção de um animal como o tucano é um ato de extremo estresse para o mesmo. Se o animal estiver muito debilitado e for submetido a contenção física por um período muito longo, poderá entrar em choque e consequentemente a morte.
- Equipamentos para contenção física
Luvas de raspas de couro – Utilizada para a proteção das mãos na contenção direta do animal. Utilizada para animais poucos agressivos e que não possuem grande capacidade de causar ferimentos, como no caso dos tucanos e cujo comportamento permita uma maior aproximação do individuo que realiza a captura. Pelo fato das luvas diminuírem a sensibilidade do manipulador, devev-se ter cautela de quanto de pressão irá ser feita no animal para que o mesmo não seja sufocado ou em caso contrario, fuja. Puçás – muito utilizado para captura e contenção de aves, consiste em um cabo de madeira ou ferro que possui em uma de suas extremidades um aro de metal que sustenta uma rede de corda ou um pano fechado onde o animal ficará contido, possui vários tamanhos. Redes – confeccionadas em cordas de fibras naturais sintéticas, utilizada para captura de aves, como tucano.
Técnicas de contenção física
Para se conter um tucano e aves em geral, deve aproximar-se sem que a ave perceba e captura-la repentinamente. Com o auxilio de um pano, deve-se fixar a cabeça por trás, segurando com o dedo indicador na região dorsal da cabeça e com o dedão e o dedo médio nas laterais da