empresas envolvidas em escândalos políticos, sociais e ambientais
VALE POLUI MEIO AMBIENTE E PREJUDICA PRODUTORES
O descaso da Vale de Araxá com o meio ambiente vem poluindo um dos principais rios da região, o Rio Capivara. Mesmo com a falta de chuva, a água que deveria estar limpa está suja e barrenta por causa da lama proveniente do processo industrial de separação do fósforo da terra. Isto ocorre, porque a barragem de contenção da lama já atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento e por isto está completamente cheia. Ou seja, é como se a represa fosse um grande copo cheio que com apenas uma gota transborda atingindo diretamente o rio, o que caracteriza mais um crime ambiental. Mas apesar do fato, permanece a lei da impunidade e o silêncio das autoridades.
Além da contaminação, investigamos durante mais de três meses, e constatamos que o adubo produzido pela Vale está com alto teor de sílica, uma espécie de pó parecido com cimento que além de se fixar nas máquinas agrícolas dificultando o espalhamento do adubo nas lavouras, o que acarreta atraso no trabalho e problemas mecânicos nos equipamentos .
Com isto, nossas fontes garantem que a empresa está com dificuldades de eliminar a sílica do adubo durante o processo de produção, prejudicando a qualidade do produto e consequentemente a qualidade das lavouras.
9 agosto, 2013
Empresa envolvida em escândalo social
EUA MULTA EMPRESA FABRICANTE DE URNAS ELETRÔNICAS BRASILEIRAS POR FRAUDE E CORRUPÇÃO
A empresa norte-americana Diebold, fabricante de urnas eletrônicas e de caixas automáticos para bancos, única fornecedora das 450 mil máquinas de votar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil emprega nas eleições brasileiras, foi multada esta semana em quase 50 milhões de dólares pelo governo dos Estados Unidos por subornar funcionários estrangeiros e falsificar documentos na China, na Rússia e na Indonésia.
Por determinação do Ministério Público norte-americano, a Diebold pagará multa de US$ 48 milhões – sendo US$ 23