Museu de taxidermia
Projeto do Museu Brasileiro de Taxidermia
Introdução
A palavra "Taxidermia" é um termo grego no qual siginifica "dar forma à pele". É a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais (Hidasi Filho, J., 1976).É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade. Tem como principal objetivo o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.
A Taxidermia Artística é a técnica de montagem para preparar animais destinados a exposições em museus e eventos relacionados com Ciência e o Meio Ambiente. Nesta modalidade a peça é montada em posições que simulem o estado natural do animal (lembrando o movimento ou o repouso) e se possível, inserida dentro de um cenário que reproduza o seu bioma (Diorama).
O Museu Brasileiro de Taxidermia propicia ao visitante um enriquecimento cognitivo através do contato direto com os animais taxidermizados. Assim o distanciamento entre homem e natureza é minimizado possibilitando o re-significado do ambiente no qual estamos inseridos.
Aborda também a situação atual da biodiversidade através da utilização desses animais para exposição. Enraíza em seus espectadores a idéia da necessidade de se preservar o meio ambiente para que o desenvolvimento sócio-econômico seja sustentável,contribuindo assim para a consciência ambiental das pessoas, característica fundamental ao desenvolvimento sustentável, sobretudo atualmente, por causa das inúmeras questões inerentes ao acelerado processo de degradação ambiental e suas possíveis formas de contenção.
O Museu
Localizado na entrada