Museu Carlos Ritter (Pelotas)
Instituto de biologia
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura
Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia
Profª Beatriz
Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter
Relatório de Atividades
Andressa Suanes Seta
Mayara Machado
Pelotas, 2014.
A vida de Carlos Ritter.
Carlos Ritter viveu no período de 1851 à 1926, natural de São Leopoldo, filho de imigrantes alemães, era um naturalista autodidata. Em 1870 fundou a cervejaria Ritter & Irmão, que mais tarde se tornou uma das cervejarias mais famosas do Brasil, localizada antigamente na rua Tiradentes, e depois passou para rua Marechal Floriano.
Como entomólogo criou mosaicos feitos inteiramente de insetos,no qual retratavam pontos turísticos de Pelotas, incluindo sua cervejaria. Na área da ornitologia, criou uma enorme coleção de aves taxidermizadas, que estão preservadas até hoje no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. No Rio Grande do Sul é considerada a maior coleção de aves taxidermizadas.
Após seu falecimento sua esposa doou grande parte de sua coleção para a Escola de Agronomia.
Outro importante naturalista, pesquisador e entomólogo foi o polonês Ilmo, Sr, Prof. Ceslau Maria Biezanko (1895-1985) que contribuiu na construção do acervo atual. Com sua morte em 1985, sua coleção também foi doada por sua esposa ao Museu Carlos Ritter.
Antes de 1988 o museu localizava-se na FAEM e depois foi transferido para o centro de Pelotas. Atualmente o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter está localizado na rua Barão de Santa Tecla, e faz parte do Instituto de Biologia da UFPel.
Relatório da visita ao Museu Carlos Ritter.
Visitamos o Museu no dia 09/06/2014, localizado a 4 anos na rua Barão de Santa Tecla 576, que tem na administração o Prof. Dr. César Jaeger Drehmer, e seu assistente de administração Derly Geraldo Pavulack, no qual apresentaram o museu para nossa turma. No momento da visita estava em exposição o mundo sonoro dos grilos, que mostrava como funciona o