linguagem escrita x falada
“Falar ou escrever bem não é ser capaz de adequar-se às regras da língua, mas produzir um efeito de sentido pretendido numa dada situação”(MARCUSCHIL,2004)
Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal. A linguagem corporal também é um tipo de linguagem não-verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções.
Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, um sistema de gestos e movimentos e é usada na comunicação de pessoas com deficiências na fala e/ou audição.Linguagem mista é o uso da linguagem verbal e não-verbal ao mesmo tempo. Por exemplo, uma história em quadrinhos integra, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos. Seja qual for o tipo de linguagem usada, em todos transmitimos nossos pensamentos, às vezes por nossa postura transmitimos uma mensagem, por exemplo: Braços cruzados durante uma conversa ou palestra demonstram insegurança, posição de defesa; Esfregarmos as mãos enquanto falamos, demonstra nervosismo; Braços soltos ao lado do corpo demonstram estarmos a vontade naquela situação. É preciso termos cuidado com a forma de linguagem escolhida para transmitirmos alguma coisa, às vezes o que dizemos não condiz com nossa postura corporal. Acredito que a escolha da linguagem a ser utilizada, seja ela através da fala ou da escrita no Ensino Superior ou em qualquer outra situação ou lugar, é fator determinante para o sucesso ou fracasso da mensagem que se deseja passar. Considero ainda imprescindível o '