Histórias em quadrinhos: a realidade no papel
Ano V - Nº X- MAR / 2011 - ISSN 1982-646X
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: A REALIDADE NO PAPEL
Regiane Soares da Silva
Sthefani Cristina Aporta de Oliveira
Orientador: Prof. Ms. Artarxerxes Modesto
RESUMO:O objetivo do trabalho é analisar as HQ e como a linguagem oral é representada no texto. A metodologia constitui-se pelo estudo prévio de alguns conceitos da língua falada e escrita e de autores que abordaram Histórias em Quadrinho ou oralidade, como MARINHO e
FÁVERO (2003). O objeto de estudo é uma história em quadrinhos de
Maurício de Sousa, mentor e criador da revista “Turma da Mônica”, denominada “ Chico Bento e Rosinha em os meus, os seus, os nossos amigos !”.
PALAVRAS-CHAVE:
letramento.
língua
falada,
língua
escrita,
oralidade,
ABSTRACT: The objective is to analyze the HQ and how oral language is represented in the text. The methodology is carried out by a previous study of some concepts of spoken and written language and authors' approaches comic books or oral, as Marinho and Favero (2003). The object of study is a comic Mauricio de Sousa, mentor and creator of the magazine "Monica's Gang", named "Chuck Billy and Rosie in my, your, our friends. "
KEY WORDS: spoken language, written language, orality, literacy.
1. Introdução
Histórias em quadrinhos (HQ) são enredos narrados com o auxilio de imagens e textos com uma linguagem simples e objetiva. Sua principal característica é a utilização da língua falada, mostrando diálogos diretos entre seus personagens. Por tentar representar na escrita a linguagem oral o texto se mostra muito interessante para estudo de seus fenômenos linguísticos, visuais e culturais.
Mostrando que tal texto apresenta regras e uma estruturação complexa como os textos, como linguagem formal, será possível compreender a língua falada é muita rica em detalhes e
Periódico de Divulgação Científica da FALS
Ano V - Nº X- MAR / 2011 - ISSN 1982-646X