Ensino: As abordagens do processo Abordagem Sócio - Cultural Abordagem comportamentalista
Nome:----------
Pedagogia
2° Semestre A
Professora: -------
Ensino: As abordagens do processo
Abordagem Sócio - Cultural
Abordagem comportamentalista
Ribeirão Pires
2013
Abordagem cognitivista:
O termo cognitivista se refere a psicólogos que investigam os denominados “Processos centrais” do individuo; tais como: organização do conhecimento, processamento de informações, estilo de pensamento, e a tomada de decisões.
Homem e Mundo:
São analisados conjuntamente, o conhecimento que se tem é o produto da interação entre eles, entre o sujeito e o objeto. Segundo Piaget o ser humano é considerado um “sistema aberto”, o individuo passa por fases até que atinjam o estagio da inteligência. Todo individuo, portanto tem um grau de operatividade motora, verbal e mental de acordo com o nível de desenvolvimento alcançado. Toda a atividade do ser humano implica a consideração de duas variáveis: Inteligência e Afetividade.
Inteligência implica portanto no desenvolvimento afetivo. A inteligência e a afetividade são interdependentes.
Segundo a Abordagem de Paulo Freire não existem homens concretos, o homem é um ser que possui raízes: é um ser situado com o mundo e no mundo.
Para Skinner o homem é uma consequência de influencias ou forças existentes no meio ambiente, a realidade para Skinner é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído, e o homem é o produto do meio.
Sociedade e cultura:
O desenvolvimento social deve caminhar no sentido da democracia que implica na deliberação comum. As regras, valores e normas variam de grupo para grupo.
Da mesma forma que se podem encontrar maneiras diferentes dos seres humanos viverem juntos, que vai de anarquia passando para a tirania até a democracia.
A moral é uma construção gradual que vai desde as regras impostas até o contrato social. A decisão coletiva, e a decisão grupal evita que os interesses de uma única pessoa predominem na decisão.