As abordagens do processo de alfabetização
O livro “ENSINO: As abordagens do processo” trás as abordagens do ensino que são elas a Tradicional, Comportamentalista, Cognitivista. Humanista e a Sócio - cultural.
TRADICIONAL: essa abordagem é vista pela educação como um produto. Ela funciona como uma transmissão de idéias selecionadas e organizadas. O professor é um mediador entre os alunos e os modelos culturais. Os conteúdos já vêm prontos e o aluno apenas o escuta. A avaliação visa a reprodução dos conteúdos estudados em sala de aula.
COMPORTAMENTALISTA: O conhecimento é uma descoberta, mas que já se encontrava na realidade exterior. Os acontecimentos sempre esta ligado a outros conhecimentos. O comportamento humano é modelado e reforçado. O conteúdo transmitido visa alguns objetivos e habilidades que levam a competência, sendo o aluno um recipiente de informações. A avaliação é feita de acordo com a progressão do aluno, sendo realizada no decorrer do processo.
HUMANISTA: o ensino centrado no aluno, ou seja, consideram-se as tendências encontradas no sujeito. O professor não transmite conteúdo, apenas da assistência, sendo um facilitador de conteúdos. Os conteúdos vêm de experiência dos alunos. A avaliação é feita através de critérios internos do organismo.
SÓCIO- CULTURAL: O objetivo é possibilitar a participação do povo enquanto sujeito de um processo cultural. A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização. O processo de conscientização é sempre inacabado. A verdadeira avaliação do processo consiste na auto-avaliação e avaliação mútua.
ABORDAGEM COGNITIVISTA: Na abordagem cognitivista prioriza-se um ensino que procura desenvolver a inteligência deverá priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. O desenvolvimento humano que traz implicações para o ensino. Uma das