Abordagens Do Ensino II
As Abordagens do Processo Ensino-Aprendizagem que mais influenciam os professores consideradas aqui são as: a abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem cognitivista e abordagem sócio-cultural.
A autora evidencia, a abordagem Tradicional como um método educacional onde visa o sujeito que é considerado um ser acabado, passivo um receptáculo de conteúdos é um adulto em miniatura, que convive em um ambiente sem interação reproduzindo as atividades que o professor transmite. Ignoram-se as diferenças individuais.
Já na abordagem comportamentalista considera a experiência como a base do conhecimento, o mundo já é construído e o homem é considerado como produto do meio consequentemente que pode se controlá-lo por meio da transmissão de conteúdos. Estímulo e resposta são portanto as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma abordagem do comportamento
Segundo Mizukami a abordagem humanista da ênfase ao sujeito. O ensino é centrado no aluno, na personalidade do individuo, o professor não transmite conteúdo é facilitador do conhecimento, que deve respeitar o aluno tal como é e compreender os sentimentos que ele possui e o aluno é o sujeito da ação que aprende por meio de suas experiências através da interação com o meio. É atribuído ao sujeito o papel central na elaboração e criação do conhecimento.
A autora relata a abordagem cognitivista sendo uma abordagem interacionista, se caracteriza pela capacidade do aluno de integrar informações e processá-las. Denominada processos centrais do individuo: organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos relativos à tomada de decisões.
A autora confirma que a abordagem sócio-cultural é a que enfatiza aspectos sócio-político-culturais, mais especificamente no contexto brasileiro, aliado a ênfase dada ao fenômeno da cultura popular, caracterizada por uma tendência