“Ensaio sobre a educação a distância no brasil”
“ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL”
de Maria Luiza Belloni
Em seu texto, a autora busca estabelecer um referencial sobre o surgimento, e consequentemente, do uso das tecnologias de comunicação pela sociedade. O foi efeito gerado por estas tecnologias na vida e na construção social de países caracterizados pelo subdesenvolvimento, em especial o Brasil. Assim a autora busca identificar as políticas públicas focadas na adoção destes meios de comunicação, e descrevendo estas experiências, tenta construir um cenário sobre as dificuldades políticas e econômicas. As inovações tecnológicas e seus participantes influenciam na construção social e reflete no processo educacional de jovens e adultos.
Para Maria Belloni as influencias das inovações tecnológicas mostram a grande desigualdade entre o ensino em escolas públicas e privadas que buscam formar um aluno consciente neste novo meio. Segundo a autora, as possibilidades apresentadas pelas tecnologias não estão nelas mesmas, com os discursos apresentam e sim na organização dos grupos socias na busca da implantação de programas e ações na utilização destes recursos para a formação do “ser social” e igualar as diferenças sociais existentes no acesso a educação.
Na segunda parte do texto Maria Belloni debate sobre a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC na educação. Relatando a importância do uso pedagógico de matérias multimídias e que estes facilitam e disponibilizam vantagens aos seus usuários.
Na terceira parte de seu texto Maria Belloni, escreve sobre o histórico da educação a distância no Brasil, onde qualifica ações públicas como ações tecnocráticas autoritárias e centralizadoras que geram resultados medíocres. Observando o histórico-tecnologico-educacional sobre o uso das TIC nos processos educacionais, a autora cita os programas de formação continuada de professores, as ações de educação