Ensaio sobre a educação à distância no brasil
Artigo: Ensaio sobre a Educação à Distância no Brasil
Autora: Maria Luiza Belloni
Artigo publicado em Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002
2. Descrição do conteúdo
Em um primeiro momento o texto traz como a sociedade adotou as tecnologias de comunicação e o impacto gerado por elas na construção social de um país, principalmente aqueles que estão em desenvolvimento. Trata também da evolução e a influência dessas inovações na construção do ser social e como esse processo atinge os jovens e adultos.
A partir de um dado momento, passasse a tratar sobre a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, tratando dos vários meios que se tem para o uso de materiais em formato multimídia e a forma que podem ser utilizados por todos os envolvidos.
Ao discorrer sobre a história da educação à distância no Brasil, o artigo traz alguns programas de formação continuada, ações de educação popular e uso da televisão como forma de compensar carências no ensino.
Em sua conclusão o artigo mostra que tanto a educação a distância e os programas tecnológicos possuem grandes problemas como o ensino presencial. Mostra os conceitos idealizados e realmente o que se tem, pois essas ferramentas em muitos casos criam um abismo entre ferramentas e usuários. Trata ainda da demanda de pessoal qualificado para utilização dessa tecnologia. Muitos não possuem qualificação e capacidade e comprometimento para se estudar com ferramentas que são utilizadas apenas por eles, não tendo outra pessoa para se compartilhar o ensino. Não tendo essas qualidades o ensino a distância e os programas tecnológicos não vão obter os resultados desejáveis.
Não basta ter política pública com promessas tecnológicas se não tem como não atender as demandas e necessidades da sociedade. O problema que se tem é que tanto sistemas presenciais ou a distância deve-se procurar solucionar de problemas relativos à inovação nos conteúdos e metodologias de ensino.