Ensaio sobre a cegueira
Ensaio sobre a Cegueira é um romance do escritor português José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas. A obra se tornou uma das mais famosas de seu autor.
Temas a serem discutidos e apresentados
-As diferenças sociais e morais, violência, egoísmo, individualidade, chantagem, falta de Ética
A cegueira branca é descentralizadora: não escolhe cor, raça, gênero e nem classe social, a obra de Saramago critica os valores sociais, mostrando-os frágeis, pois onde ninguém vê, teoricamente nada aparece, elucidando que os valores, sejam morais ou materiais, são atribuições que homem faz. Neste contexto, a obra mostra desde aventuras sexuais, o pudor, que já não existe porque não é visto, até a imundície que se instala por toda a cidade. Somente alguns conseguem manter seus valores diante do que acontece, pois situações adversas como essa, faz com que o ser humano mostre o que ele tem de pior e esqueça os valores necessários para se viver em uma sociedade. Cada um passa a viver por si, na maior parte das vezes esquecendo seus maridos e suas mulheres, diante de seus próprios interesses. Os soldados responsáveis pela segurança do manicômio agiam com extrema brutalidade à menor aproximação dos cegos, isso é mostrado quando o ladrão se aproxima do portão para pedir remédio e é assassinado, isso também demonstra o que o medo pode levar os ser humano a fazer. É também com violência que age um grupo dominante que chega ao manicômio e toma conta da comida dos cegos, tudo isso para garantir um certo poder sobre os outros, sem nenhuma moral ou ética, defendo interesses egoístas de dominação.
Aos olhos do autor
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da