Ensaio sobre cultura
Antropologia
Ano letivo 2014/2015
Realizado por:
Eduardo de Oliveira Zani
Número de aluno: A75972
Docente:
Jean-Yves Dominique Durand
Introdução
Este ensaio tem como objetivo perceber e analisar a intensa diversidade das várias formas de comportamentos, crenças, valores e estilo de vida que marcam as relações humanas em contexto socais historicamente configurados. Apresentarei sobre o conceito polissêmico e dinâmico que é a cultura, tendo como objetivos reconhecer avaliação cultural como dado constitutivo das diferentes sociedades humanas, percebendo que essas diferem em ritmos e modalidade, no tempo e no espaço. Irei também abordar o carácter polissêmico e dinâmico do conceito de cultura, corelacionando os conceitos de cultura e diversidade no contexto das sociedades contemporâneas. Conhecer os antecedentes históricos do conceito de cultura e sua importância para a génese do campo antropológico e, compreender a posição antropológica diante das teorias deterministas.
"O homem é um animal e, como todos animais, deve manter uma relação adaptativa com o meio circundante para sobreviver. Embora ele consiga esta adaptação através da cultura, o processo é dirigido pelas mesmas regras de seleção natural que governam a adaptação biológica". (B. Meggers, 1977)
Enquadramento Teórico
O contexto histórico do surgimento da antropologia dá-se na passagem do século XIX para o século XX que retrata um momento em que como decorrência do expansionismo colonial europeu, o contacto entre diferentes povos, grupos e sociedades humanas, se intensifica, reforça-se o poder das nações industrializadas da europa sobre as sociedades antes isoladas, e que foram gradativamente subjugadas e incorporadas ao âmbito da influência da visão de um mundo europeu. É o expansionismo colonial europeu mudando de sentido, ou seja, passado o período inicial da descoberta (povos exóticos) um novo desafio se impõe a