TDHA
Mandamentos
1. Reforçar o que há de melhor na criança. 2. Não estabelecer comparações entre os filhos. Cada um apresenta um comportamento diante da mesma situação. 3. Procurar conversar sempre com a criança sobre como está se sentindo. 4. Aprender a controlar a própria impaciência. 5. Estabeleça regras e limites dentro de casa, mas tenha atenção para obedecer-lhes também. 6. Não esperar ‘’ perfeição’’. 7. Não cobre resultados, cobre empenho. 8. Elogie! Não se esqueça de elogiar! O estímulo nunca é demais. A criança precisa ver que seus esforços em vencer a desatenção, controlar a ansiedade e manter o ‘’motorzinho de 220 volts’’ em baixas rotações está sendo reconhecido. 9. Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente. 10. Use português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos.
Estudo 1. Tenha contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola. 2. Todas as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo.
Regras do dia-a-dia 1. Dar instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa corresponder. 2. Ensinar a criança a não interromper as suas atividades: tentar finalizar tudo aquilo que começa. 3. Estabelecer uma rotina diária clara e consistente: hora de almoço, de jantar e dever de casa, por exemplo. 4. Priorizar e focalizar o que é mais importante em determinadas situações. 5. Organizar e arrumar o ambiente como um meio de otimizar as chances para sucesso e evitar conflitos.
Casa 1. Manter em casa um sistema de código ou sinal que seja entendido por todos os membros da família. Comportamento 1. Advertir construtivamente o comportamento inadequado, esclarecendo com a criança o que seria mais apropriado e esperado dela naquele momento. 2. Usar um sistema de reforço imediato para todo o bom