ENSAIO METODOLOGIA
Mercado de Trabalho para o Profissional
Administrador no Distrito Federal
No decorrer da última década o Conselho Federal de Administração desenvolveu três pesquisas nacionais, com o objetivo de verificar qual o perfil predominante entre os administradores, como formação, identidade e perspectivas do administrador. As pesquisas foram divulgadas e executadas na medida em que era concluída, a mais recente foi publicada em 2004; pela CFA.
O Curso de administração no Brasil deriva de varias condições como econômicas e tecnológicas, essas condições foram se modificando e tornando-se determinantes ao longo da história e interferiram no universo do trabalho e da educação; porém esse contexto levantou uma discussão dentro das Instituições de Nível Superior: como prover educando em administração das competências necessárias para seu exercício profissional?
O desenvolvimento do ensino de administração no Brasil teve inicio com a necessidade gerada pela economia e com o alto crescimento social e urbano, demandando uma preparação de recursos humanos, especializações e mão-de-obra qualificada. Dessa forma viu-se a necessidade de um curso que formasse a burocracia especializada, gerando desenvolvimento para o país.
As competências estão relacionadas à área organizacional, mas o foco está voltado para as competências funcionais, permitindo assim que os funcionários desenvolvam suas funções de acordo com as competências organizacionais, e seus objetivos e estratégias.
As organizações vêm passando por constantes modificações no ambiente externo e interno desde a revolução pós-industrial. No ambiente houve uma modificação maior, com a exigência de se manter no mercado de trabalho e de estar à frente de seus concorrentes, criando inovações e tecnologias. No ambiente interno a mudança ocorreu na gestão, ou seja, no gerenciamento, criando um modelo mais flexível, participativo e envolvente. Dessa a forma a formação profissional deu um grande passo, do simples adestramento