Madrid a capital e a maior cidade da Espanha
A cidade está localizada sobre o rio Manzanares, no centro do país e da Comunidade de Madrid, esta comunidade faz fronteira com as comunidades autônomas de Castela e Leão e de Castela-Mancha. Como capital nacional, sede do governo e residência do monarca espanhol, Madrid é também o centro político, econômico e cultural da Espanha.
A metrópole espanhola tem o terceiro maior produto interno bruto (PIB) entre as cidades da União Europeia e sua influência em política, educação, entretenimento, meio ambiente, mídia, moda, ciência, cultura e artes contribui para o seu estatuto como um dos principais centros urbanos do mundo.
Devido à sua produção econômica, ao alto padrão de vida e ao tamanho do seu mercado consumidor, Madrid é considerada o maior centro financeiro do Sul da Europa e da Península Ibérica, além de sediar a grande maioria das principais empresas espanholas, como Telefônica, Repsol e Iberia. Madrid é a décima cidade mais habitável do mundo além de ter sido considerada uma das 12 cidades mais verdes da Europa no mesmo ano.
Cultura
Temperada com o charme latino, a capital espanhola sintetiza o colorido e a riqueza das diferentes culturas e etnias presentes no país. As festas e a religiosidade estão na tradição do povo madrileno, devoto de San Isidro Labrador.
A cidade é tendência na moda e no cinema, e ainda possui uma ampla coleção de museus, monumentos, igrejas e prédios históricos.
Na avenida Paseo del Prado, a leste da Puerta del Sol, ficam os três museus mais importantes da Espanha. São eles: Museu do Prado, Centro de