Documento
Geralmente, dizemos que as empresas contratam pelos conhecimentos e habilidades - experiência, competência técnica - e demitem pelo comportamento. Isso ocorre porque, normalmente, quem vem de fora não tem os mesmos valores e leva um tempo para se integrar e às vezes não se agrega à cultura”
Valores e crenças exercem um impacto muito grande na gestão do conhecimento em uma empresa. Isto porque influenciam na forma como as pessoas encaram os eventos internos e externos, como isso reverbera no pensamento de cada um e, finalmente, em como isso se transforma em ação. Assim, se há o reforço constante de uma cultura organizacional baseada em valores e crenças destoantes da prática ou das necessidades do próprio negócio e dos colaboradores, haverá dificuldades de aprendizagem em todos os ciclos de qualquer projeto educacional.
Se os colaboradores não pactuam, não consideram legítima a cultura ou não se reconhecem nos valores e crenças da organização, dificilmente irão aderir a qualquer estratégia educacional ou, se o fizerem, não estarão comprometidos com a efetiva sedimentação do conhecimento ou sua reprodução continuada. Irão, provavelmente, cumprir automaticamente mais uma obrigação que lhes é imposta.
Valores e crenças exercem um impacto muito grande na gestão do conhecimento em uma empresa. Isto porque influenciam na forma como as pessoas encaram os eventos internos e externos, como isso reverbera no pensamento de cada um e, finalmente, em como isso se transforma em ação. Assim, se há o reforço constante de uma cultura