Ensaio Metalografia
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Mecânica
Introdução à Ciência dos Materiais 02/2014 – Turma E
Ensaio de Metalografia
10/11/2014
1. Introdução Teórica
Metalografia é o estudo da morfologia e estrutura dos metais, para relacioná-los com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas. É dividido em dois tipos, macrográfica (a olho nu) e micrográfica (por meio de um microscópio). Através das análises macrográficas e das análises micrográficas é possível a determinação de diversas características do material, inclusive a determinação das causas de fraturas, desgastes prematuros e outros tipos de falhas.
Na macroscópica, examina-se a olho nu ou com pouca ampliação (até 50X) o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma ideia do conjunto, referente à homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação, qualidade de solda profundidade de tratamentos térmicos entre outras características. Para a macrografia o aço é o material de maior interesse. Algumas das heterogeneidades mais comuns nos aços são as seguintes:
- Vazio, causado pelo resfriamento lento;
- Segregação, causadas pelas impurezas e outros metais;
- Dendritas, formação de grãos de vários tamanhos;
- Trincas, devido às tensões excessivas no resfriamento.
Na microscópica, Consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, onde se pode observar as fases presentes e identificar a granulação do material (Tamanho de grão), o teor aproximado de carbono no aço, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões. Este tipo de análise é realizada em microscópios específicos, conhecidos como "microscópios metalográficos" ou "microscópios metalúrgicos". Este tipo de microscópio possui baixo campo focal,