IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS POR ENSAIOS MECÂNICOS E METALOGRAFIA
Claudinei Mascarello1, Thiago Felipe Gonçalves2.
1- Graduando Engenharia Mecânica, Instituto Superior Tupy – IST, Brasil, nei.mascarello@hotmail.com.
2- Graduando Engenharia Mecânica, Instituto Superior Tupy – IST, Brasil, thiago.ang@hotmail.com.
Palavra chave: Aços, ensaios mecânicos, microestrutura, composição.
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de discutir os resultados obtidos em ensaios realizados em três corpos de prova, de aço ferro-carbono, com a intenção de classificar o tipo de material. Sendo que o primeiro ensaio foi o de tração, depois dureza e em seguida o de metalografia. No o inicio do experimento imaginamos que se tratava de um aço com baixo teor de carbono, pois no ensaio de tração os corpos de prova tiveram um alongamento superior a 15%, no ensaio de dureza obtivemos resultados que normalmente são encontrados em aços de baixo carbono, e no ensaio de metalografia verificou-se a presença de uma grande quantidade de ferrita na microestrutura do material, entretanto uma das amostras teve um comportamento inesperado uma vez que todas as amostras deveriam ser do mesmo tipo de material, com a única diferença entre elas ser o tratamento, onde uma estava no estado bruto e as demais estavam tratadas termicamente e tratada e revenida.
1. Introdução
Os aços-carbono de um modo geral estão presentes nas mais variadas aplicações: linha automobilística (bielas, polias, caixa de câmbio); linha eletrodoméstica (buchas, batedeiras, ventiladores); materiais para escritório (cadeiras, mesas, armários); moldes de injeção. A gama é enorme.
Os aços carbono constituem o mais importante grupo de materiais utilizados na engenharia e na indústria. De fato, as propriedades mecânicas destes aços simplesmente ao carbono, sem qualquer elemento de liga, e na maioria dos casos também sem qualquer tratamento térmico, são suficientes para atender a maioria das aplicações da prática.