Ensaio metalografia
Experimento 3 - 13 de março 2013
Aluna : Nara Sales Materiais de Engenharia-4EF
RESUMO :
A aula experimental trata da análise óptica de duas amostras metálica de aço, aço 1010 e 1020, por meio do exame metalográfico. A amostra para análise foi previamente desenvolvida seguindo as etapas do exame metalográfico e apenas foram explanados os processos, métodos e equipamentos necessários, assim como os objetivos e produtos de cada fase com seus possíveis erros de prática. As amostras foram colocadas no microscópio óptico de luz polarizada e analisadas uma de cada vez, ampliando de 50x, 100x , 200x,500x até 1000x a visualização da microestrutura, permitindo a determinação de seus constituintes, da dimensão e orientação de seus grãos, número de fases e proporção dos seus componentes. Por meio dessas observações é possível estabelecer comparações nas características mecânicas das duas amostras metálicas. Os grãos da segunda amostra são percebidos com menores ampliações do que a amostra do aço 1010. Nas duas amostras é possível ver as fases ferrita e cementita. A maior quantidade de carbono no aço 1020 contribui com a maior dureza do material e resulta em uma maior quantidade de cementita na sua composição. Nessa segunda amostra também pode ser observado uma maior presença de perlita na microestrutura. INTRODUÇÃO :
A microestrutura de um material compreende as diferentes fases e o modo como elas estão se apresentam. É por meio dela que podemos determinar, principalmente, as suas características mecânicas[1]. Segundo Padilha (2007), a microestrutura depende fundamentalmente da composição química e dos tratamentos térmicos e mecânicos aos quais o metal foi submetido.
Segundo Callister (2011) , fase é uma porção homogênea de uma determinado sistema que possui características físicas e químicas uniforme. Se mais de uma fase estiver presente em um sistema, cada um terá propriedades distintas e haverá uma