Enologia
Porção de frutas (12 uvas, 1 banana, 1 maçã, 1 fatia de abacaxi, ½ mamão...)
1 copo de leite desnatado ou 1 pote de iogurte zero de gordura
1 fatia de pão integral com requeijão light, ricota ou cottage
Almoço
6 colheres de arroz integral, batata (inglesa, baroa ou doce), inhame, aipim ou macarrão integral
1 concha de feijão
1 porção de carne (do tamanho da mão)
Legumes e verduras à vontade
Lanche da Tarde
2 fatias de pão integral com requeijão light, ricota ou cottage e peito de peru
1 porção de frutas
Jantar
5 colheres de arroz integral, batata (inglesa, baroa ou doce), inhame, aipim ou macarrão integral
1 porção de carne (do tamanho da mão)
Legumes e verduras à vontade
As frutas são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos (glicose, frutose, sacarose, amido) e fibras. Contêm baixos valores de proteínas e gorduras. Dentre as vitaminas, são encontrados principalmente a vitamina C e o caroteno e, dentre os minerais, os principais é o potássio e ferro.
A única diferença entre os leites integrais e desnatados é a retirada da gordura, de resto, eles contêm as mesmas composições nutricionais. Tomar leite faz bem. O ideal são três porções por dia do líquido ou de seus derivados: iogurte ou queijos magros.No caso dos adultos, para quem te problemas cardíacos ou colesterol alto, vale mais a pena consumir o tipo desnatado.
Já a vantagem do pao integral é o seu baixo índice glicêmico (IG), ou seja, a sua capacidade de liberar açúcar no sangue de forma mais lenta. “Assim, o corpo consegue metabolizar a glicose (os níveis de açúcar) mais devagar, e isso favorece a prevenção do diabetes”, explica a especialista. A nutricionista Renata David Kitade, de São Paulo, acrescenta que o IG mais baixo também dá maior saciedade — o que faz das opções integrais a escolha ideal para quem quer controlar ou perder peso.rico em fibras o pão integral regula o transito intestinal e aumenta a sensação de saciedade.
Sobre o arroz integral, a película que