Espaço Cosmico
O Universo é composto por astros, também conhecidos como corpos celestes, que, basicamente, são divididos em: iluminados, isto é, os astros que emitem luz própria - as estrelas; luminosos, aqueles que, não possuindo luz própria, refletem a luz das estrelas, principalmente das que se encontram próximas. - os planetas, satélites naturais, asteroides e cometas.
As estrelas estão agrupadas em galáxias, que, vistas da Terra, aparecem como nuvensestelares ( conjunto de estrelas ), por isso, também conhecidas como nebulosas. Nas galáxias, estão concentrados todos os astros: as estrelas e os outros corpos celestes que as circundam, tais como os planetas. Conforme seu tamanho e luminosidade, as estrelas são divididas em categorias, conhecidas pelos astrônomos como "grandezas". O Sol, apesar de parecer, para nós, um astro gigante pela sua proximidade, é uma estrela de "quinta grandeza" e considerada, pelos estudiosos, uma "estrela anã". O Universo compreende vários trilhões de galáxias. O Sol e, portanto, o nosso planeta que o circunda, estão situados naquela que é conhecida como "Via Láctea". Assim, você já percebeu que as distâncias entre as estrelas são enormes, sendo medidas em "anos - luz". Chamamos de "ano - luz" a distância percorrida pela luz durante um ano e se levarmos em conta que a velocidade da luz é de 300.000 km por segundo, podemos concluir que um "ano - luz" corresponde a 9,5 trilhões de quilômetros.
Quando você olha para o céu e vê as estrelas, saiba que está contemplando o passado. Como assim? Vamos supor que a estrela para qual você está olhando esteja há 3 "anos - luz" da Terra. Isto quer dizer que sua luminosidade foi emitida três anos antes do momento em que você a enxerga. Assim, você não está vendo o astro como ele é hoje, mas como era três anos atrás, tempo que levou para sua luz ser percebida em nosso planeta.
Desde o inicio da História, o homem quis saber como se formou o Universo. Nas civilizações mais antigas, surgiram