Calendario cosmico
Roteiro de atividades
Cosmologia – Primeira Aula
A Cronologia dos Eventos Cósmicos
Foi somente no século 20 que os astrônomos perceberam que o nosso Sol é apenas uma das cerca de 200 bilhões de estrelas que compõem o imenso cata-vento estelar que é a nossa galáxia, chamada Via Láctea, e que há ainda centenas de bilhões de outras galáxias no universo conhecido.
E foi somente nas últimas décadas que os astrônomos desenvolveram uma teoria moderna do Universo, incluindo a sua organização em galáxias, a sua expansão atual e a sua origem, cerca de 14 bilhões de anos atrás. De fato, esta teoria é tão nova que quase todos os dias aparecem trabalhos nas revistas científicas divulgando importantes descobertas.
A Cosmologia
O estudo de como o Universo começou, como ele chegou ao que é hoje, e o que vai acontecer com ele no futuro é chamado de cosmologia. Esta área é ainda uma das mais especulativas da astronomia. A qualquer momento podem surgir informações novas.
No entanto, a maior parte dos astrônomos concorda em dois pontos: que o Universo teve um começo definido, o chamado Big Bang, e que ele está expandindo desde então.
De acordo com a teoria do Big Bang, o Universo começou subitamente a se expandir a partir de um estado incrivelmente denso e quente, cerca de 15 bilhões de anos atrás. O termo “Big Bang” é um pouco inadequado, pois ele nos faz imaginar uma tremenda explosão no espaço, como aquelas que se vêem nos filmes de ação. Na realidade, o que ocorreu foi uma expansão súbita, rápida, do próprio espaço. O Universo não está expandindo dentro de alguma coisa; é o próprio Universo (espaço, juntamente com a matéria e a energia contida nele) que está expandindo.
À medida que o Universo foi se expandindo, a partir desse estado inicial, foi se tornando menos quente e menos denso, e com o tempo formaram-se os primeiros átomos. A partir daí, a matéria foi se aglutinando sob a ação da força da