Enologia
A história do vinho tem grande valor histórico, pois o seu surgimento em tempos remotos tornou-o um produto que acompanhou grande parte da evolução econômica e sociocultural de várias civilizações. Cada cultura conta seu surgimento de uma forma diferente. Os cristãos, embasados no antigo testamento, acreditam que foi Noé quem plantou. Já os gregos consideraram a bebida uma dádiva dos deuses. Do ponto de vista histórico, sua origem precisa é impossível, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os estudiosos dizem que a bebida surgiu por acaso, talvez por um punhado de uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram posteriormente os efeitos da fermentação.
Para começar... O que é o vinho?
É uma bebida alcoólica obtida por um processo de fermentação do mostro da uva em boas condições e madura, sendo o resultado de uma atividade biológica, obtida por diversos tipos de leveduras. .
Tipos de Vinho:
Vinhos tintos Vinhos brancos Vinhos rosés Vinhos espumantes Vinhos fortificados
Classificação:
Os vinhos podem ser classificados de de diversas formas: Quanto à classe Quanto à cor Quanto ao teor de açúcar
Quanto a variedade da Uva - Casta
As características do vinho
Os vinhos tintos apresentam cor intensa, aroma profundo, melhorando com a idade
Os vinhos brancos, apresentam sabor afrutados, cor clara amarelada, macieza e agora intenso
Teor de açúcar
Os vinhos secos apresentam 5 gramas de açúcar por litro
Suave possui acima de 20 gramas de açúcar por litro Meio doce contém de 5 a 20 gramas de açúcar por litro
Benefícios
Nos vinhos são encontradas substancias tânicas, os polifenóis, extraído das cascas de uvas durante o processo de vinificação. O resveratrol um poderoso antioxidante e antiflamatório também é encontrado no vinho tinto e em maior quantidade nos tipos Cabernet, Sauvignon e Merlot. A quantidade de resveratrol difere conforme a região, o clima e o solo que a uva