Enologia
Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, colheita, produção, envelhecimento, engarrafamento, venda, etc. A Enologia é uma ciência moderna que reúne o conhecimento científico relativos a diversas áreas para se estudar os fenômenos relativos ao vinho. As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, etc. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificação, viticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.
Existem pouquíssimas Faculdades de Enologia na América do Sul. Segundo alguns, a melhor delas localiza-se em Mendoza, Argentina. No Brasil, existem somente duas, sendo uma em Bento Gonçalves-RS e a outra em Petrolina-PE, ambas oferecidas no Centro Federal de Educação Tecnológica-CEFET.
Muitas vezes há um engano com os conceitos entre viticultura (que estuda somente o cultivo da uva para o vinho)e vinicultura, que concentra os aspectos culturais em torno do vinho.
O vinho surge da aliança entre os conhecimentos, cada vez mais profundos e precisos, sobre a vinha e a componente enológica, que resulta de anos de experiência e da crescente inovação tecnológica.
Assim, a Viticultura, a par dos processos envolvidos na Vinificação, constituem os elementos cruciais para a obtenção desse líquido tão precioso - O VINHO.
Para se conhecer a vinha, é importante conhecer todo o seu contexto. Aí, a compreensão dos fatores que compõem a Ecologia Vitícola - planta, clima e solo, bem como a execução das operações de Cultivo da Vinha adequadas às necessidades do solo e das videiras, é imprescindível.
Pelo termo de "Ecologia Vitícola" entende-se o estudo das interações entre a videira e o meio (clima e solo).
Uma vez