Enogastronomia - Degustaçao de vinhos
DEPARTAMENTO DE GASTRONOMIA
ENOGASTRONOMIA – ANALISE AULA PRÁTICA
Ana Paula
Professor:
Joinville – SC
2014
ANA PAULA HOLLER
ENOGASTRONOMIA – ANALISE AULA PRÁTICA
Trabalho apresentado a disciplina de Enogastronomia do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade da Região de Joinville.
JOINVILLE - SC
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste na apresentação de aulas práticas e teóricas realizadas na matéria de Enogastronomia. Onde será feito uma analise de degustações de alguns tipos de vinhos, juntamente com alguns pratos produzidos em laboratório com os alunos e auxilio do professor, para buscar a melhor harmonização entre os pratos e vinhos recebidos.
O verbo harmonizar, quando conjugado com vinhos e comidas, assume necessariamente o significado da combinação de sabores, com a intenção de explorar ao máximo as possibilidades de apreciação da bebida e das iguarias, potencializando seus valores (NOVAKOSKI; FREIRE, 2005, p. 29).
Existem algumas opções básicas sobre os pratos e vinhos que mais harmonizam, como por exemplo, aves com vinhos tintos ou brancos, peixes com vinhos brancos, queijo com vinhos branco ou tinto, pratos mais pesados com vinhos mais encorpados e comida mais leve com vinhos mais delicados. Essas referências são apenas sugestões que podem ser seguidas na enogastronomia.
De acordo com Novakoski e Freire (2005, p. 29), a enogastronomia tem como meta “fazer com que vinhos e comidas se fundam, se completem, se equilibrem. E, uma vez associados, ajustem possíveis falhas ou excessos sem, com isso, perderem suas identidades e peculiaridades”.
Durante a disciplina de enogastronomia, degustamos os seguintes pratos e tipos de vinhos: A primeira aula prática, ocorrida em 03/04/2014 degustamos queijo brie, pecorino, parmesão e morango com vinho branco e tinto. No dia 04/01/12