Engº de telecomunicações
Prof.Dr.Leonardo Lorenzo Bravo Roger
1- Uma antena receptora está localizada a 100 m da antena transmissora. Se a área efetiva da antena receptora é de 500 cm2 e a densidade de potencia recebida é de 2 mW/m2. a) Qual é a potência total entregue à carga pela antena receptora, considerando cassamento de impedância entre a antena e a linha e entre a linha e carga.
b) Repetir o item anterior, considerando que uma carga de 50 (, se a linha de transmissão também é de 50 (, mas a impedância de entrada da antena é resistiva pura de valor igual a 75 (. (exercício a ser resolvido pelos alunos) 2- Uma antena recebe uma potencia de 2 (W de uma estação de radio. Calcule sua área efetiva, sabendo que antena esta localizada na região distante da estação, onde E= 50 mV/m. [pic]
3- a) Mostre que a equação de transmissão de Friis pode ser escrita como: [pic] b) Duas antenas dipolos de meia onda operam em 100 Mhz e estão separadas por uma distancia de 1 Km. Se a potência transmitida por uma delas é de 80 W, qual é a potencia recebida pela outra ?.
[pic]
4- A amplitude de campo elétrico aplicado a uma antena de meia onda é de 3 mV/m a 60 MHz . Calcule a potência máxima recebida pela antena.Lembre que a diretividade do dipolo de meia onda é 1,64. ( solução na página seguinte) [pic]
5- A potência transmitida por um satélite de órbita síncrona ( geoestacionaria) é 320 W. Se a antena do satélite tem um ganho de 32 dBi e trabalha a uma freqüência de 15 GHz, calcule a potência recebida cujo ganho é de 40 dBi e esta situada a uma distancia de 24 567 Km.
[pic]
6- A diretividade de uma antena é de 34 dBi. Se a antena irradia uma potência de 7,5 KW a uma distancia de 40 Km, calcule a densidade de potência média no tempo para esta distancia.
[pic]
7- Duas antena idênticas em uma câmera anecóica,