Organogramas
Organograma é o gráfico que representa a escultura formal da empresa. No organograma aparece claramente:
- a estrutura hierárquica, definindo os níveis da organização; - os órgãos componentes da estrutura; - os canais de comunicação que ligam os órgãos; - os nomes dos ocupantes de cargos (em alguns casos).
O organograma deve permitir a visualização da estrutura do organismo de forma simples e direta. Ele é estático por definição, sendo uma espécie de retrato do esqueleto organizacional da empresa. Não costuma conter qualquer descrição de funções ou atribuições dos ocupantes de cargos.
O organograma é constituído de retângulos (ou quadrados ou círculos) ligado por uma linha horizontal ou vertical.
Os retângulos representam os órgãos (ou cargos) da organização, enquanto as linhas representam os canais de comunicação ou relações funcionais e formais.
Quando representam comunicações descendentes (de cima para baixo), os canais de comunicação indicam autoridade e quando representam uma ascendência (de baixo para coma) indicam responsabilidades.
No organograma, as relações de autoridade podem ser apresentadas através de três maneiras diferentes:
a) autoridade de linha: confere ao seu possuidor o direito de dar ordens diretas a seus subordinados e de delegar parte de sua autoridade diretamente.
CHEFE DE SEÇÃO
Funcionário B
Funcionário A
O Chefe de seção tem autoridade de linha sobre seus funcionários A e B
b) autoridade de assessoria (ou de ‘’staff’’): quando uma pessoa recebe poderes para fazer pesquisas, levantamentos e trabalhos em áreas específicas; ou ainda quando tem atribuição de prestar aconselhamento sobre determinados assuntos.
Aquele que