Engenheiro
Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos, de composição química e de aparência viscosa, sendo constituídas de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerado líquido que os faz sofrer um processo de cura (secagem) quando estendida em película, formando um filme opaco e aderente ao substrato. Esse filme tem a finalidade de proteger e embelezar as superfícies. Basicamente, elas são compostas de:
Pigmentos: Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos.
Resina: é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película.
Solvente: Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas.
Aditivo: Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Os aditivos são para auxiliar na secagem da tinta.
Fonte: Tintas Iquine
Classificação:
* Pela forma de processamento e reação de fixação das tintas: tintas de fundo e de acabamento; * Pelo brilho da superfície pintada: altamente foscas, foscas, semifoscas, semibrilhantes, brilhantes e altamente brilhantes; * Pela qualidade do produto: convencional, seminobre e nobre.
Tipos de Tintas:
* Cal - É muito barata e de fácil aplicação mas não é lavável, usada em muros e exteriores tem um acabamento muito ruim... * Acrílica /Acrílica para pisos: Á base de água, com consistência de massa, boa cobertura, fácil aplicação e secagem rápida. Proporciona acabamentos com efeitos especiais ou desenhos em alto e baixo relevo. Pode ser usada em superfícies externas e internas de alvenaria, reboco e concreto. Pode ser aplicada também em madeiras e metais previamente preparados. Apresenta a vantagem de