Engenheiro
José Antonio Pereira Chainho
ÍNDICE
Assunto
1 – Introdução
2 – Revolução industrial: a gestação.
3 – Início do século XX: o nascimento
4 – No Brasil: a tropicalização
5 – Evolução
6 – Regulamentação
7 – Bibliografia
Página
2
2
3
6
9
11
12
“Sus hijos, ya no podemos, olvidar nuestro passado.
Tenemos muchas heridas, y sueños postergados.
Nada nos regalaran, hemos pagado muy caro.
Quien se equivoca y no aprende, vuelve estar equivocado.”
Violeta Parra
História da Inspeção de Equipamentos
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para ser apresentado no I Encontro Técnico do Colégio Integral em São Mateus do Sul – Paraná em 26/11/2011. Acreditamos que a perspectiva histórica proporciona uma visão mais clara do papel da inspeção de equipamentos nas organizações, de suas tendências, oferecendo subsídios para decisões estratégicas que a afeta.
2 – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – A GESTAÇÃO
A necessidade e o nascimento da Inspeção de Equipamentos foi um dos inúmeros desdobramentos da Revolução Industrial. Durante este período, que se estendeu desde a segunda metade do século XVIII até o final do século XIX, ocorreram profundas mudanças econômicas e sociais, decorrentes da implantação de novas tecnologias de produção que substituíram a tração animal e o artesanato. Marcam esta época de enormes saltos tecnógicos, o desenvolvimento de caldeiras, das máquinas a vapor, da siderurgia, usinagem dos metais, equipamentos para indústria têxtil, transporte ferroviário e naval a vapor.
Figura 1 – Primeira máquina a vapor (James Watt)
Estas mudanças iniciaram por volta de 1770 na Inglaterra, que já possuía grandes reservas de carvão, estradas e navegação desenvolvidas. Somente após cerca de meio século é que a Revolução Industrial se propagou pelo restante da Europa e para os Estados
Unidos.
Entre outras transformações sociais importantes, estas mudanças fizeram surgir duas novas classes: a dos