Engenheiro
O aço é produzido basicamente a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação de aço pode ser dividida em quatro etapas:
Preparação da carga
Redução
Refino
Laminação
AQUISIÇÃO DO MATERIAL
O material chega ao complexo siderúrgico através de trem ou navios, as matérias prima são descarregadas diretamente em silos que por sua vez seguem em correias transportadoras até o pátio de carvão.
PATITO DE CARVÃO
Os materiais são estocados separadamente em montes com até 15 metros de altura.
Na primeira etapa é preparado o minério de ferro, onde o mesmo passa por uma peneira para separar os mais variados volumes obtendo um tamanho uniforme.
Após este processo o minério de ferro é encaminhado junto a outros materiais para a sinterização.
SINTERIZAÇÃO
Já na sinterização o minério de ferro fino, através de um processo de aglomeração a quente com outros materiais também finos envolvendo calcário, coque, rejeitos internos e externos resultam em um produto denominados sinter. O sinter é uma fonte metálica para carregamento no alto forno.
Já o carvão é encaminhado por correias transportadoras até a coqueria.
COQUERIA
A coqueria é uma unidade destinada a transformar o carvão mineral em produto denominado coque. O coque é produzido através da destilação de misturas de carvões em baterias de fornos. No processo de coqueficação, a geração de gases que após o resfriamento e tratamento, são enviados para distribuição e utilização na usina. O coque é enviado para os altos-fornos, onde exerce dupla função, atuando como redutor dos óxidos de ferro e como fonte térmica do processo.
Uma pequena parte esta carvão vai para o PCI.
PCI
O PCI é uma área próxima do alto-forno destinada a preparar e injetar através das ventaneiras para dentro do forno, carvão pulverizado, com o objetivo de reduzir o consumo de coque.
ALTO-FORNO
Proves todo o material produzido