Engenheiro
O histórico do uso do aço em construções, conceitos básicos de projeto estrutural e vantagens do aço em relação a outros materiais são discutidos. Tipos de aço e de perfis utilizados regularmente em estruturas de aço são apresentados.
As estruturas de Coberturas Metálicas são perfeitas para vencer grandes vãos, sem apoio intermediário.
Sua leveza, flexibilidade e resistência fazem com que seja o tipo de cobertura mais utilizada nos quatro cantos do mundo.
As características delas vão depender basicamente do propósito da edificação, disponibilidade de materiais, tradições locais e da grande variedade de concepções arquitetônicas. Considera-se então que elementos que compõem uma cobertura são:
– Elementos de vedação: telhas, lajes, outros
– Estrutura portante: é o conjunto de elementos que suporta os elementos de vedação atendendo as características geométricas do espaço a ser coberto. A estrutura pode ser: metálica, concreto armado, madeira, estruturas mistas e outras.
– Acessórios: calhas, condutores, elementos de fixação, peças especiais de ventilação e iluminação, etc.
– Fechamentos laterais: telhas, vidro, alvenaria, outros
Coberturas metálicas
As coberturas metalicas são largamentes utilizadas no Brasil pelo setor da construção civil, principalmente em edificações comerciais, industriais e públicas, tais como: galpões, centros de logística,centro de distribuições, armazéns, shopping centers, estádios e ginásios esportivos, etc.
As coberturas metálicas têm o seu projeto baseado em critérios econômicos e práticos, ou seja, tenta-se obter o menor custo possível atendendo as premissas e demandas estabelecidas pela arquitetura da obra, utilizando soluções disponíveis no mercado considerando fatores como: facilidade de aquisição, disponibilidade de fabricantes, prazos de entrega adequados, etc., e que proporcionem principalmente estanqueidade e durabilidade.
A cobertura metálica é composta por: telhas (elemento de vedação que isola e