Fichamento Pierre Nora
Instituto de Artes e Comunicação Social
Departamento de Ciência da Informação
Disciplina: Fundamentos Teóricos da Informação I
Professora: Caroline Brito
Nome: Franciane Ferreira
2º semestre∕2013
Referência: NORA, Pierre. Entre Memória e História: A Problemática dos Lugares de Memória. Projeto de História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC, São Paulo, n. 10, dez./93, p. 4-14.
Resumo do texto
Citações do texto
Comentários
Objetiva uma reflexão sobre memória e história, mostrando suas diferenças. Aborda sobre a aceleração, que acaba nos distanciando da verdadeira memória. Dá a definição de história como reconstrução daquilo que não existe mais, enquanto a memória, sempre está atualizada. Exemplifica como lugares de memória as festas, celebrações, museus, arquivos, monumentos etc. Afirma que com a oscilação memorial ao histórico, não se celebra mais a nação e sim estudam suas celebrações. Denomina vários exemplos de memória, como memória-espelho, memória-distancia. Explica o que é memória-coletiva, histórica e pedagógica com o Le Tour de la France, que com o tempo é reimpresso, saindo de uma memória para outra. Questiona o fato de toda grande obra ser ou não um lugar de memória, ilustrando com exemplos franceses. Conclui-se então, que na memória, temos uma ligação direta ao passado, já a história, é uma narrativa de determinado momento do tempo. E que apesar de se oporem, as palavras memória e história evocam o mesmo tempo, o passado.
Palavras-chave: Memória. História. Diferenças. Passado. Exemplos.
p. 4 - “Sem duvida um criticismo generalizado conservaria museus, medalhas, monumentos, isto é, o arsenal necessário ao seu trabalho, mas esvaziando-os daquilo que, a nosso ver, os faz lugares de memória.”
p. 6 – “Memória que nos pressiona e que já não é mais a nossa, entre a dessacralização rápida e a sacralização