Engenheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIENCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGICAS
Departamento de Engenharia Mecânica
Íthalo Moraes Santana
João Paulo Francisco Taborelli
Ruth Lopes Nogueira
Projeto de Dimensionamento de Bomba
Rondonópolis – MT
Dezembro 2011
Íthalo Moraes Santana
João Paulo Francisco Taborelli
Ruth Lopes Nogueira
Projeto de Dimensionamento de Bomba
Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota da disciplina de Máquinas de Fluxo e Deslocamento, ministrada pelo Prof.Dr. Marcelo Mendes Vieira na Universidade Federal de Mato Grosso.
Rondonópolis – MT
Dezembro 201
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Máquina de Fluxo pode ser definida como um transformador de energia (sendo necessariamente o trabalho mecânico uma das formas de energia) no qual o meio operante é um fluido que, em sua passagem pela máquina, interage com um elemento rotativo(rotor).
Todas as máquinas de fluxo funcionam, teoricamente, segundo os mesmos princípios, o que traz a possibilidade de utilização do mesmo método de cálculo, desde que o fluido de trabalho seja um fluido ideal.
Uma máquina de fluxo tem a finalidade de, como máquina motriz, transformar um tipo de energia que a natureza nos oferece em trabalho mecânico, ou, como máquina operadora, fornecer energia a um fluido para, por exemplo, transportá-lo de um local de baixa pressão para outro de alta pressão. Quando uma máquina de fluxo trabalha como motriz, é chamada de turbina e, quando trabalha como operadora, de bomba.
O elemento rotativo de uma bomba é chamado de rotor, e fica contido na carcaça ou alojamento da bomba. É onde acontece à transformação de energia mecânica em energia de fluido, ou de energia de fluido em energia mecânica, é o órgão principal de uma máquina de fluxo. É constituído