engenheiro civil
Este documento se deve a fundamentação de procedimentos de operações de controle de qualidade de concreto na obra de implantação de Usina Siderúrgica AVB – Aço Verde do Brasil, em Açailândia (MA).
São dois os momentos para exercer o controle tecnológico:
• Ao receber o concreto na obra ( Estado Fresco)
• Na aceitação da estrutura ( concreto endurecido)
1 - CONCRETO FRESCO
1.1 - PREMISSAS No recebimento do material, alguns procedimentos são necessários. Primeiro, ocorre a verificação do documento de entrega e a conferência das características indicadas no projeto e contratadas junto à empresa de concretagem (conferência Nota Fiscal). Essa checagem deve ser feita para cada operação de concretagem, cabendo ainda a realização dos seguintes ensaios de recebimento:
• Amostragem do concreto fresco conforme NBR NM 33:1998;
• Medida da consistência do concreto fresco pelo ensaio de abatimento – SLUMP TEST, conforme ABNT NBR NM 67, por tronco de cone;
• Moldagem dos corpos-de-prova conforme NBR 5738-2003
1.2 – ENSAIOS DE CONTROLE DE RECEBIMENTO DE CONCRETO FRESCO
Dois ensaios são necessários para a aceitação do Concreto:
• Ensaio de Consistência (abatimento): destinado ao concreto dosado em central, devendo ser realizado em todas as betoneiras.
• Ensaio de resistência à compressão (ABNT NBR 5738): será obtida por amostragem parcial, através da tensão de ruptura à compressão axial, executadas através da moldagem de um cilindro de concreto, com dimensões: (100±1)mm por (200±4)mm, de acordo com a NBR5739. Os resultados obtidos nesses ensaios vão determinar a aceitação ou rejeição dos lotes.
1.3 – FORMAÇÃO DE LOTES DE COLETA / AMOSTRAGENS
1.3.1- CONTROLE DE RESISTENCIA POR AMOSTRAGEM PARCIAL
Neste tipo de controle, não há necessidade de moldar corpos-de-prova de todas as betoneiras, entretanto, as amostras devem ser recolhidas de no mínimo 50% do volume aplicado,