Reforma e Contrarreforma
A imprensa tem uma influencia enorme nos dias de hoje, e através dos textos abordados em sala de aula podemos perceber a imprensa tendo certo tipo de “poder”, que principalmente na Reforma Protestante, vemos Lutero lutando contra os abusos cometidos pela Igreja Católica, e uma mudança na visão de mundo, que este tipo de abordagem de Lutero vem de um pensamento renascentista, onde o “homem” estava lendo mais e formando uma opinião mais critica.
“A imprensa é o último supremo dom, através dela Deus quer tornar conhecida em toda a terra a questão da verdadeira religião, até o fim deste mundo, sendo ela propaganda em todas as línguas. É a última chama de luz antes da extinção deste mundo.”
(Palavras de Lutero, Portal de Lutero)
Martinho Lutero começou então a Reforma Protestante na Alemanha afixando as noventa e cinco teses que criticavam a doutrina católica na frente da Igreja de Wittenberg onde nessas teses ele criticava a venda de indulgencias e assim propondo a religião luterana que de acordo com Lutero a pessoa se salvava não só pelos atos aqui na terra, mas sim pela fé e assim tendo uma grande ajuda dos príncipes e reis da época.
Essa descoberta de Gutenberg (a prensa móvel) foi de uma grande ajuda para este movimento contra a Igreja Católica pois estava acelerando o processo de circulação dos textos e também reduzindo o preço de cada copia, mas lembrando que mesmo com a questão de algumas pessoas tendo esse contato com a leitura e começado a ter uma certo de tipo de pensamento como a critica devemos lembrar que eram poucos que sabiam ler a maioria da sociedade era analfabeta. Mas mesmo assim a imprensa foi cada vez crescendo e ampliando em outros países e assim não só na Alemanha, mas também na França, Itália e as dezessetes províncias estavam fortemente equipadas com redes de casa de impressão. E com a língua nacional tendo um uso maior consequentemente a imprensa vai se espalhando favorecendo uma