Fundamentos de administração
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
TRABALHO SOBRE CARTÕES DE CRÉDITO
Jéssica Taís Gebin
Lajeado, Maio de 2014
CONCEITOS DO CARTÃO DE CRÉDITO
O Cartão de Crédito surgiu nos Estados Unidos na década de 20. Alguns estabelecimentos começaram a oferecê-los para seus clientes mais fiéis, eles podiam utilizar de seus serviços sem usar o dinheiro ou o talão de cheques.
Em 1950, o Diners Club criou o primeiro cartão de crédito moderno. Era aceito inicialmente em 27 restaurantes e usado por importantes homens da sociedade, como uma maneira prática de pagar suas despesas.
Confeccionado em papel cartão, trazia o nome do associado de um lado e dos estabelecimentos filiados em outro. Anos depois o Diners passou a usar plástico na sua confecção.
Os cartões se multiplicaram. Hoje eles estão cada vez mais direcionados para os diversos nichos de mercado. São cartões de afinidade, que apoiam campanhas sociais, ecológicas; cartões para atender jovens e universitários; ou cartões de negócios destinados a altos funcionários de empresas. O dinheiro, seja em que forma se apresente, não vale por si, mas pelas mercadorias e serviços que pode comprar. É uma espécie de título que dá a seu portador a faculdade de se considerar credor da sociedade e de usufruir, por meio do poder de compra, de todas as conquistas do homem moderno.
O cartão de crédito tem suas vantagens e desvantagens, a praticidade, segurança, aceitação na maior parte dos estabelecimentos, condições de pagamento, parcelamento e programas de beneficio são vantagens que o consumidor leva em conta na hora de usar seu cartão de crédito, mas á também suas desvantagens como juros cada vez mais altos, descontrole financeiro, gastos em excesso e fraudes, em resumo o uso do cartão de creditos tem bastante benefícios mas deve ser feito com bastante cautela.
Tendo em vista um contrato firmado com juros de 6%, por exemplo: um