Reforma E Contrarreforma
CONTRAREFORMAS
O Cristianismo em Crise
OS ABUSOS DA IGREJA
Na idade media a igreja era rica e poderosa.Os bispos possuíam muitos servos.
O papa tinha muita força política:convocando pessoas para participar das cruzadas,celebravam acordos entre países,interferia na escolha de reis e etc.
Alem disso,os lideres da igreja católica praticavam um comercio fraudulenta de artigos religiosos.Vendiam objetos dizendo ser pedaços de ossos do julgamento montado por Jesus;pedaços de um pano qualquer dizendo ser o manto de Maria,a mãe de Jesus,e varias outras¨relíquias¨.
E mais:bispos e padres vendiam também indulgencias,isto e,o perdão dos pecados.
OS PRIMEIROS
REFORMADORES
Entre os maiores críticos da igreja naquela época estavam os reformadores John Wycliffe e John Huss.
Wycliffe (1320-1384) era inglês e formou-se em teologia pela a universidade de Oxford.Ele criticava,sobretudo,a falta de instrução dos sarcedotes e aos anúncios de riquezas por parte dos bispos e papas.Perseguido pelas autoridades ele retirou-se e começou a traduzir a blibia para o latim.
John huss (1369-1415) era professor e reitor da universidade de Praga(na atual Republica Tcheca)
Huss tornou-se conhecido por seus sermões a língua de seu povo língua para qual traduziu a blibia.Por seus ataques a corrupção,e ao luxo do alto clero.Ele foi preso e queimado vivo em 6 de junho de1415.
MARTINHO LUTERO
No inicio do século XVI,um monge alemão,de nome Martinho
Lutero,revolto-se contra o escândalo da venda de indulgencias e com isso deu início ao maior abalo já ocorrido no interior da igreja:a Reforma
Protestante.
A REFORMA DE LUTERO
Em 1517,o papa prometeu que todo aquele que desse dinheiro para construir a nova basílica de São
Pedro,em Roma,receberia,em troca,os perdoes de todos os pecados.Indignado,Martinho Lutero pregou na porta de sua paróquia as 95 tese,documento contendo duras criticas a igreja.
A IGREJA E A DOUTRINA
DE LUTERO
Lutero fundou uma igreja e