Engenharias
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS DO MUCURI
Introdução às engenharias
Professor: Carlos Henrique Alexandrino
Engenharia Aeronáutica- Engenharia aeronáutica é o ramo da engenharia encarregado do projeto de aviões, helicópteros e naves espaciais. É uma área de estudo complexo que envolve o estudo de projeto de aeronaves, manutenção, certificação de aero navegabilidade e áreas científicas. O Engenheiro Aeronáutico também é capaz de atuar na área aeroespacial. Fazem parte da formação básica de um engenheiro aeronáutico disciplinas de cálculo, geometria analítica, álgebra, Equação diferencial ordinária, física, química, eletricidade e magnetismo, estatística e dinâmica. Em muitas universidades, a engenharia aeronáutica está especialmente ligada à engenharia mecânica com ênfase em aeronaves.
Engenharia Ambiental- É o ramo da engenharia voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas e sua principal função é preservar a qualidade do ar, da água e do solo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, é responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias, controla, previne e trata a poluição atmosférica e ainda monitora o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias. As oportunidades de emprego são maiores no Sul e no Sudeste, áreas de concentração industrial ou agrícola.
Engenharia Automobilística - é um ramo da engenharia mecânica especializado nos vários tipos de veículos automóveis. Nela são aplicados elementos de ciências de base e de engenharia, elementos de engenharia mecânica, eletrotécnica, eletrónica,